Até o momento, 31.177 pessoas dos grupos prioritários desta primeira etapa foram vacinadas no município do Rio de Janeiro. A vacinação começou no dia (19) à tarde no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e em alguns asilos e casas de repouso, mas foi intensificada nesta quarta-feira, feriado de São Sebastião, com as equipes das unidades de Atenção Primária trabalhando para levar a vacina às instituições de longa permanência, já cobrindo a grande maioria desses locais. Também foram vacinados profissionais dos hospitais públicos e particulares que atendem covid-19 e das clínicas da família e centros municipais de saúde.
Entre os vacinados até o momento, 23.962 são profissionais de saúde, 6.589 idosos em asilos e casas de repouso, 564 pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência, 43 indígenas e 19 quilombolas.
É importante reforçar que, neste primeiro momento, a população não deve ir aos postos em busca da vacina. Por enquanto, a vacinação é destinada aos primeiros grupos prioritários formados por:
1) trabalhadores de saúde que atendem diretamente pacientes com covid-19;
2) da Atenção Primária envolvidos na campanha de vacinação;
3) considerando a necessidade de retorno às atividades – recompondo a força de trabalho nos hospitais da rede – também os profissionais de saúde que atuam em CTI, urgência e emergência e que estavam afastados por idade ou comorbidade;
4) idosos e deficientes que vivem em instituições de longa permanência e os profissionais que trabalham nesses locais;
5) grupos indígenas e quilombolas.
Fonte: Prefeitura do Rio / Foto: Divulgação (Prefeitura do Rio)