O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e os secretários municipais de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, e de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Sebastião Bruno, vistoriaram, na quarta-feira (18/03), as instalações do Riocentro, em Jacarepaguá, Zona Oeste, onde será montado um hospital de campanha da Prefeitura com o apoio do Governo Federal e das Forças Armadas.
O prefeito gostou da estrutura do Riocentro.
– Vocês podem ver as instalações aqui, têm banheiros, tem ar-condicionado. Quero agradecer também à concessionária que hoje toma conta do Riocentro, por nos ceder, por entender a situação grave que nós estamos passando.
Já funciona no local um gabinete de crise formado pelas secretarias de Ordem Pública e Infraestrutura, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, que organizam e mapeiam todas as necessidades de insumos e logística para o funcionamento do hospital de campanha. Órgãos federais e estaduais também dão suporte para o trabalho.
– Já solicitamos ao Governo Federal que possa nos enviar, por meio do Programa Mais Médicos, mais 400 médicos para estarmos prontos para atender toda essa demanda que, sem dúvida nenhuma, a Secretaria Municipal de Saúde já vem se preparando – disse Gutemberg Fonseca, que ressaltou estar alinhado com o Governo Federal.
A ideia é instalar no espaço pelo menos 500 leitos para receber apenas os pacientes da rede municipal que necessitam ou se recuperam de cirurgias eletivas ou estão em tratamento, liberando os leitos das demais unidades de saúde para infectados com o coronavírus.
– A nossa expectativa é de que, por conta do número que vem crescendo intensamente, a gente possa tirar (dos leitos hospitalares e trazer para o Riocentro) os pacientes que precisam de um cuidado médico, mas não estão com o coronavírus. Neste caso, eles vêm para cá e vão receber todo o acompanhamento médico e toda a estrutura – afirmou o secretário de Ordem Pública.
Fonte: Prefeitura do Rio/Foto: Marcelo Piu (Prefeitura do Rio)