China aprova primeira vacina de spray nasal do mundo contra a Covid-19

A primeira vacina nasal do mundo contra a Covid-19 recebeu aprovação pelas autoridades chinesas neste começo de semana. O imunizante é fabricado pelo laboratório CanSino Biologics e recebeu o nome de Convidecia.

A intenção é que esta vacina seja utilizada como dose de reforço na China. Ela se destaca por funcionar por meio de um spray de aerossol administrado no nariz, além de ser facilmente armazenada.

Especialistas acreditam que o imunizante nasal consiste em um dos caminhos para o fim da pandemia do novo coronavírus. Isso porque a geração de anticorpos induzida diretamente nas vias respiratórias – por onde o vírus entra – facilitaria o combate do patógeno diretamente de sua “porta de entrada” no corpo humano.

Com uma resposta imune local, o SARS-CoV-2 não teria tempo para se multiplicar no mesmo ritmo atual dentro do organismo da pessoa contaminada. Consequentemente, resultaria uma disseminação reduzida a outros indivíduos.

Além da Convidencia, outras vacinas de spray nasal têm sido desenvolvidas em mais países, como Estados Unidos, Canadá e Cuba. No Brasil, soluções do tipo – como as estudadas por pesquisadores da UFMG e da USP – enfrentam falta de investimentos no setor brasileiro.

As últimas notícias sobre o novo coronavírus podem ser conferidas na nossa página especial dedicada ao assunto. O acesso está disponível neste link. Aproveite também para ver os dados atualizados sobre a pandemia no nosso Relatório Diário da Covid-19.

Fonte: Tudocelular.com / Foto: Reuters/Direitos Reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *