O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, recebeu no dia 29/04, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, um lote com 10 tomógrafos que serão usados para ajudar no diagnóstico da Covid-19. Também chegaram ao município 110 aparelhos de raios X digital e 20 autoclaves de 100 litros.
Enquanto isso, na China, já estão embalados e prontos para o embarque respiradores e demais insumos que abastecerão os hospitais municipais. Nos contêineres, chama atenção a frase de apoio dos chineses aos brasileiros (foto acima): “Força Brasil, força Rio de Janeiro”.
As 160 toneladas de equipamento devem chegar à cidade nos dias 7 e 9 de maio. Dois voos da transportadora LATAM Cargo vão buscar esse material a partir de segunda-feira (04/05).
– Agradecemos à LATAM e ao Ministério da Infraestrutura o apoio dessa logística para que nossos equipamentos cheguem com segurança ao município – disse o prefeito.
Entre os insumos que vão chegar na quinta-feira (07/05), estão 300 respiradores e 2 milhões de máscaras adquiridos pelo município para suprir os hospitais cariocas, em especial os hospitais de campanha do Riocentro e o Ronaldo Gazolla, referências no tratamento da Covid-19.
O prefeito disse ainda que estão nos voos 400 monitores. Dos 70 carrinhos, que também têm respiradores, 40 já estão no Rio. Os traslados serão operados por aeronaves Boeing 777 adaptadas para o transporte de cargas tanto no compartimento de cargas quanto no porão da aeronave, de forma a maximizar a capacidade.
Neste sábado (02/05), outros 20 respiradores e 40 monitores chegam em voo da Vale.
Fonte: Prefeitura do Rio