17 estados e DF têm mais de 90% dos leitos de UTI ocupados, segundo Fiocruz

De acordo com o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, 17 estados e o Distrito Federal têm mais de 90% dos seus leitos de UTI ocupados. Além disso, apenas dois estados aparecem na zona de alerta intermediário de leitos de UTI para Covid-19, são eles:  Amazonas com 76% e Roraima com 62%, segundo dados obtidos em 29 de março pelo boletim.

No observatório publicado, pesquisadores destacam que “neste novo patamar da pandemia, a situação mudou drasticamente. Se Manaus (Amazonas), com o colapso do seu sistema de saúde, constituiu um alerta do que poderia ocorrer em outros estados, a situação hoje de São Paulo (São Paulo) é um alarme do quanto esta crise pode ser mais profunda e duradoura do que se imaginava até então”.

De acordo com a publicação, São Paulo concentra 21,9% da população do país e contava em fevereiro do ano passado com 111 municípios com estrutura hospitalar para enfrentar a pandemia, um total de 26,4% em relação a todo o Brasil. 

Os pesquisadores destacam ainda que as medidas de restrição adotadas pelo país ainda não produziram efeitos significativos em relação às tendências de alta dos indicadores que são monitorados pelo Observatório. Eles apontam que para reverter o contexto atual, medidas de contenção são necessárias por cerca de 14 dias.

Estados com taxas de ocupação de leitos de Covid-19 para adultos superiores a 90%: 

Região Norte: Rondônia (98%), Acre (97%), Amapá (100%) e Tocantins (97%). 

Região Nordeste: Piauí (96%), Ceará (94%), Rio Grande do Norte (95%) e Pernambuco (97%).

Região Sudeste: Minas Gerais (94%), Espírito Santo (94%) e São Paulo (92%).

Região Sul: Paraná (93%), Santa Catarina (99%) e Rio Grande do Sul (95%).

Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul (100%), Mato Grosso (97%), Goiás (94%) e Distrito Federal (97%). 

Fonte: Cultura.Uol / Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach/ Direitos Reservados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *